top of page

Phoebe Coiote Degobi

1998, Rio de Janeiro​

vive em São Paulo (capital)

​

Mulher trans/travesti, curadora independente, artista, educadora e pesquisadora

 

Mestranda em Artes pela UERJ/PPGArtes desde 2022, vinculada à linha de pesquisa 'Arte, Imagem e Escrita'. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFES.
 

Em sua persquisa investiga o gesto travesti e a escrita como maneira de inscrever-se no mundo, pensando estratégias contra aquilo que chama de amnesemania: um órgão social, um agente, que com suas funções específicas de manutenção dos silêncios e invisibilidades, mobiliza ataques estruturais à multiplicidade e à diferença, fazendo perdurar estruturas de saber traumatizantes (e até fatais) à subjetividades dissidentes e/ou transvestigêneres. Sua prática artística e curatorial são atravessadas pelo gesto de inscrição da memória e pela noção de corpo-arquivo, um corpo que carrega consigo a imagem do fim de todas as coisas. A escrita, o vídeo, a imagem, a fotografia, o som, são elementos fundamentais em sua prática. 


Atualmente é curadora e idealizadora do 'projetodeprojeções'. Também é curadora artístico-educativa e gestora do projeto 'LAB. FORA' e co-organizadora/gestora/curadora do projeto 'arte | ética | crítica | escritura: que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história - tomo um', sendo estes dois últimos, projetos selecionados e realizados com verba via edital setorial de Artes Visuais da SECULT-ES, a serem lançados em 2023. Integra o coletivo FURTACOR, desde 2021. Atuou como pesquisadora convidada na equipe do Arquivo Independente, de março a dezembro de 2022.

Integra a equipe editorial do volume 3 da publicação "Escritos de artistas, escritos em artes", produzida e organizada por discentes do PPGARTES/UERJ.

Entre 2020 e 2021, atuei como parecerista para duas chamadas de ensaios na Plataforma de Curadoria, e fui responsável pela idealização do laboratório Curadoria e Arte Contemporânea, no mesmo projeto.

Em 2023, atuei como curadora na mostra 'Apanhar os gestos com as mãos', exposição coletiva de graduandos em artes da UERJ, realizado no xow.rumi (RJ). Ainda em 2023, participei como autora de ensaio no e-book 'Desejar o menor dos mundos, escrever corporeidades outras desde aí' via PPGARTES/UFPA, com organização de Maria dos Remédios de Brito, Lindomberto Ferreira Alves e Dhemersson Warly Santos Costa.

Também investigou, durante sua graduação, questões de mobilidade forçada nos campos da arte contemporânea e cinema em sua pesquisa de iniciação científica “Corpos Alhures: exílio, desenraizamento e imigração na arte contemporânea” (PIIC 2020/2021 - UFES).

bottom of page