top of page

a educação de P. C.

a educação de P. C.

a educação de P. C.

a educação de P. C.

a educação de P. C.

2022 - presente

Pós-graduação/Mestrado em artes
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em andamento em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes da UERJ (PPGArtes-UERJ). Vinculada à linha de pesquisa Arte, Imagem e Escrita, sob orientação de Marisa Flórido Cesar. Bolsista Capes-DS. Disciplinas cursadas: Poéticas do tempo (Marisa Flórido e Paloma Carvalho); A biblioteca como prática artística (Leila Danziger); Arte como encruzilhada e encruzilhadas da arte (Maurício de Barros); Performatividade (Luciana Lyra et al). Integra a comissão de bolsas do PPGARTES/UERJ desde 2022. Integra também a equipe editorial do volume 3 da publicação de discentes 'Escritos de artistas, escritos em arte'.

2017 - 2021

Licenciatura em Artes Visuais

Universidade Federal do Espírito Santo

Durante o curso atuou como monitora do projeto de extensão "Processos de Criação em Curadoria" (PROEX-UFES/ 2020-2021), produzindo ensaios críticos sobre exposições no Espírito Santo, laboratórios de formação em curadoria e arte contemporânea e produzindo encontros com pesquisadories convidades das artes ou áreas correlatas. Durante sua graduação realizou a pesquisa de iniciação científica "Corpos alhures: exílio, desenraizamento e imigração na arte contemporânea" (PIIC-PRPPG-UFES/ 2020-2021).

a formação complementar e extracurricular de P.C

a formação complementar e extracurricular de P.C

a formação complementar e extracurricular de P.C

a formação complementar e extracurricular de P.C

a formação complementar e extracurricular de P.C

*Em 2016 iniciou uma graduação em Publicidade e Propaganda, tendo cursado e sido aprovada após um semestre completo P.C. optou por não dar continuidade à esta formação. Em 2017 cursou um semestre e meio de curso técnico em Rádio e TV, também optou pela não continuidade. No entanto considera fundamental ao seu repertório a passagem de curto tempo em ambas as formações. Dentre as disciplinas cursadas em ambos os cursos estão uma gama de saberes da comunicação social e operações técnicas de captura de imagem e som.

2022

Curso Introdução à arte brasileira: do modernismo aos dias atuais. - Módulo I (Carga horária: 12h). Fundação Stickel.

2021 - 2022

Curso DE-CURADORIA. (Carga horária: 50h). Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC Dragão) e a Universidade Federal do Ceará.

2021

Curso Curadoria e história de exposições no Brasil. (Carga horária: 12h). Atelier Cultura, Programa FÔLEGO.

2021

Curso Curadoria em perspectiva: práticas não hegemônicas em artes visuais. (Carga horária: 12h). SESC São Caetano - SP.

 

2021

Curso Arte-educação em museus: possibilidade e desafios. (Carga horária: 12h). Atelier Cultura, Programa FÔLEGO.

 

2021

Curso Introdução à arte brasileira: do modernismo aos dias atuais. - Módulo II (Carga horária: 12h). Fundação Stickel.

 

2021

Extensão universitária em Laboratório de bolso: do coma colonial à arte indígena contemporânea. (Carga horária: 30h). Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

2020 - 2021

Extensão universitária em A arte militante contemporânea. (Carga horária: 20h). Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

 

2021

Formação artístico-cultural LIMBO – Laboratório de investigações de processos criativos em tempos pandêmicos.(Carga horária: 5h). FURTACOR.

 

2020

Curso Poéticas da Radicalidade - 6ª edição do Festival DOBRA. (Carga horária: 4h). Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, MAM/RJ, Brasil.

experiências profissionais de P.C

experiências profissionais de P.C

experiências profissionais de P.C

experiências profissionais de P.C

experiências profissionais de P.C

experiências profissionais de P.C

experiências profissionais de P.C

arte | ética | crítica | escritura

curadora-coordenadora, editora,
gestora & editora de vídeo

projeto independente e atuação autônoma

2022 - atual

LOGO_AECE_LISTRAS_05122022-03.jpg

O "Projeto AECE" ou "arte/ética/crítica/escritura" é um projeto de publicação impressa e de formação realizado em co-curadoria/organização com o pesquisador Lindomberto Ferreira Alves.

O primeiro tomo a ser publicado pelo projeto é intitulado 'que nenhuma voz da realidade humana seja empurrada para baixo do silêncio da história' e se trata de uma coletânea com ensaios inéditos ou semi-inéditos de 15 autories, no corpo estão: Augusto Leal, Brune Ribeiro, Coletivo FURTACOR, Geovanni Lima, Guilherme Marcondes, Ian Guimarães Habib, Jocy Meneses Jr., Afonso Medeiros, Mara Pereira, Juliano Bentes, Luciara Ribeiro, Naine Terena, Napê Rocha, Tatiana Gomes Rosa e viníciux da silva.

O projeto conta também com um ciclo de formação, com intérpretes de libras disponíveis.
O e-book e o livro impresso (aprox. 300 exemplares) terão distribuição gratuita. Projeto contemplado com recursos via edital setorial de artes visuais da SECULT-ES.

lab. fora: laboratório de formação em arte e cultura

curadora artístico-educativa, gestora & editora de vídeo

projeto independente e atuação autônoma

2022 - atual

lab preto e branco.png

O LAB. FORA é um contradispositivo curatorial, cultural, educativo e artístico, é um projeto que se lança em direção e a partir das frestas do sistema de arte e cultura brasileira. O projeto conta com um formato de ações e saberes que não é tão usual ao conhecimento difundido sobre arte contemporânea e cultura


A edição um, atual edição do projeto contempla cinco módulos de formação facilitados por pessoas artistas e pesquisadoras brasileiras: Agrippina Manhattan, Gabriela Nobre, Leo Gimenes Antiqueira, Lucas Alberto Miranda e Padmateo.

 

Como produto, será publicado um e-book com cinco cadernos educativos, organizado pelo FURTACOR. Todos as aulas dos módulos contam com intérpretes de libras disponíveis, e após a realização das aulas, os módulos serão disponibilizados online com legendas.

 

As vagas do projeto contam com reserva mínima de 50% das vagas para pessoas transvestigêneres. 

 

Projeto contemplado com recursos via edital setorial de artes visuais da SECULT-ES.

projetodeprojeções

curadora, produtora e idealizadora

projeto independente e atuação autônoma

2022 - atual

logo1.png

Projeto independente de projeções experimentais realizadas em espaços autônomos. O projetodeprojeções prevê eventos-encontros itinerantes de projeções experimentais de imagens em movimento, que além de funcionar como um modo de exibição e recepção, é mobilizado e alimentado por contribuições casuais, emergentes e inéditas. Projeto realizado sem recursos financeiros.

edição um: 'aparição desaparição' com curadoria: Phoebe Coiote e Yurie Yaginuma
Artistas
: Padmateo, Rubens Takamine, Fernanda Morgan e Helena de Araujo Zimbrão, Visualgabe, Maíra Freitas, Monique Huerta, amauri, Mateus A. Krustx, Matheus Pires, Fernanda Morais, Gustavo Bighetti, SEMA, Aline Beatriz, Lucas Magalhães, Aun Helden, Marie Kappel, Marcia Beatriz Granero, Amanda Amaral, Thaís Basilio, Rafael Amorim, Ana Klaus, Auguste Montini, Rodrigo D'Alcântara, Lucas Casemiro, Marina Feldhues, Juliamaria, Marie Hego e Cayo Almeida, Sofia Rodrigues, Maria Ramos, Sally Santiago, Gabriel Saito, Fernando Bassani e Tainah Dadda. Realizado em 09/09/2022 na Casa da Escada Colorida (RJ)

edição dois: 'DAS COISAS QUE NÃO VEMOS TODOS OS DIAS' com curadoria geral: Phoebe Coiote + curadories convidades: Lindomberto Ferreira Alves e Thiago Saraiva
Artistas: Alessandra Sposetti, Ana Ximenes, Bernardo Tavares Rosa, Bruno Inokawa, Carolina Lopes, Crystal Duarte, Diego Guevara, Flavia Pedroni, Lívia Lopes, Sara Campos, João Coser, Juliamaria & Benedita Martins, Julie Dias, Larissa Pereira, Letícia Fraga, Thayrone Fiuza, Lucas Casemiro, Luisa Macedo, Marcus Lemos, Maria Ramos, Pedro Paulo Honorato e SEMA. Realizado em 10/12/2022 no Cineclube Tia Nilda (RJ)

escritos de artistas, escritos em arte: volume iii

editora

projeto institucional de discentes ppgartes-uerj e atuação voluntária e coletiva

2022 - atual

✽❅◈☲

A publicação Escritos de Artista, Escritos em Arte, organizada por e para o corpo discente do PPGARTES-UERJ, reúne textos de artistas e escritos em arte com diversos temas e formatos, divulgando reflexões sobre pesquisas em arte no seio universitário. O intuito dessa proposição coletiva é estimular a publicação e circulação de textos que vão além da formatação acadêmica, dando espaço para o caráter experimental e processual da escrita ligada ao pensamento estético.

Assim, também se propõe a criar um processo de editoração aberto e participativo, de modo que essa publicação não reproduza a forma como revistas acadêmicas realizam seus processos seletivos. Ao contrário, pretendemos que os participantes e interessados na publicação atuem em suas etapas de apreciação dos textos enviados e da editoração - fomentando, mais do que a produção do impresso, o próprio usufruto de seu material léxico através do compartilhamento dos textos e da divulgação de seus conteúdos.

 

Em suma, propomos a criação de uma estratégia de partilha textual rizomática, um dispositivo poroso de trocas de ideias por meio da linguagem escrita, atravessando o espaço gráfico e digital. Um meio de proliferar a liberdade de expressão e expandir o pensamento em arte. (Texto retirado do site do projeto)

Publicação do volume III prevista para final do primeiro semestre de 2023.

arquivo independente

pesquisadora convidada

projeto independente e atuação autônoma

2022 - atuação encerrada

O projeto tem como objetivo mapear práticas e coletivos de arte independentes no Espírito Santo. Entre as tarefas como pesquisadora convidada estão: Organização de ações públicas e desenvolvimento de pesquisas para o mapeamento (escrita, entrevista, pesquisa em arquivo etc). Outras pesquisadoras convidadas: Larissa Megre. Este projeto foi contemplado pelo edital nº 020/2020 - SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS SETORIAIS DE ARTES VISUAIS REALIZADOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - Realizado com apoio e financiamento da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo.

furtacor

artista, educadora, curadora-etc

atuação autônoma coletiva e por projeto

2021 - atual

Workshop "LIMBO: Experimentações em tempos pandêmicos", realizado pelo FURTACOR (quando ainda era composto apenas por Amanda Amaral e Lindomberto Ferreira Alves Limbo se inicia como um laboratório de agenciamento de poéticas de artistas de todo o Brasil (sendo um projeto virtual) e se desdobra em ações curatoriais e de arte-educação com es artistas e organizadories trabalhando juntes para pensar uma exposição virtual, via Instagram. Dentre as ações realizadas por mim, estão: escrita de proposta curatorial e artístico educativa, além da participação enquanto artista visual selecionada pelo duo FURTACOR. ​Este projeto de formação artístico-cultural foi contemplado no Edital de Chamamento Público nº 005/2020 de Seleção de Proposta de Apresentação e Formação Artístico-Cultural - Lei Aldir Blanc | Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória (SEMC-PMV).

 

Arte-educadora e curadora convidada para interlocução na residência artística 'Klinicatelie: ser obra da obra-de-arte' realizada na GAPUFES, 2022. A residência Klinicateliê foi criada por quatro psicólogas e artistas – Isabella Azevedo, Luana Miranda, Maria Ramos e Marina Fortunato –, cuja proposta é reunir experiências em arte e psicologia. A curadoria da Klínicateliê é de Lindomberto Ferreira Alves e a curadoria-educativa é do coletivo FURTACOR.

Curadoria educativa adjunta no projeto LAB. FORA, responsáveis pela produção de um e-book com cinco cadernos educativos, respectivos aos módulos de formação do projeto. Em andamento (2023). Previsão de publicação: segundo semestre de 2023.

FURTACOR, constituído por Amanda Amaral, Lindomberto Ferreira Alves e Phoebe Coiote Degobi, é um organismo rizomático que opera nos limiares entre arte, curadoria, educação, crítica e pesquisa, a fim de pôr em circulação espaços-tempos de mutações poético-epistemológicas que problematizem os cânones das narrativas hegemônicas que orbitam os campos da arte e da cultura na contemporaneidade.

mulheres artistas no acervo da ufes (galeria de arte espaço universitário) 

curadoria adjunta

atuação voluntária e coletiva

2020 - 2021

A exposição aconteceu como parte de uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para buscar dar visibilidade e agenciar o trabalho de artistas mulheres em seu acervo. A mostra online foi dividida por recortes temporais de décadas, desde 1970 à 2010. Dentre as ações desenvolvidas por mim, estão a seleção de obras a serem expostas nos eixos 2010/1 e 1980, escrita de textos curatoriais e pesquisa acerca dos respectivos recortes temporais e artistas que os envolviam, estas etapas foram realizadas em conjunto com o pesquisador Lindomberto Ferreira Alves.

plataforma de curadoria/processos de criação em curadoria (proex-ufes)

monitora

atuação como bolsista

2020 - 2021

Projeto de extensão universitária "Processos de criação em curadoria", co-coordenado por Ananda Carvalho e Daniel Hora (DAV-UFES).

Englobando ações do site Plataforma de Curadoria e do grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/UFES), o projeto busca desenvolver práticas de experimentação em curadoria, a partir da formação teórica e do intercâmbio de experiências relativas à organização de exposições. Dentre as atividades realizadas como monitora, compreende-se: a elaboração de ensaios críticos sobre exposições de arte realizadas no Espírito Santo, produção de conversa com pesquisadories convidades da área das artes e áreas correlatas, auxilio e produção de outros eventos, exposições e laboratórios (1ª Edição do Laboratório Curadoria e Arte Contemporânea, onde fui produtora e palestrante do primeiro encontro), parecerista de chamadas de texto/exposições online, criação e revisão de legendas para vídeos do canal do YouTube, administração das mídias sociais do projeto e administração e desenvolvimento do Website. As atividades envolvem grupo de estudos, organização de eventos com conversas e palestras, ações e experimentações curatoriais, produção de ensaios e artigos e a publicação de informações na internet e mídias sociais. O objetivo deste site é servir como um espaço on-line para o compartilhamento de conteúdos sobre curadoria que têm origem ou são de interesse dos participantes do projeto e do público em geral. 

 

Ações realizadas e funções desempenhadas:
- Gestão das mídias sociais e website
- Criação do website
- Concepção, pesquisa e conferência no 'LABORATÓRIO CURADORIA E ARTE CONTEMPORÂNEA'
- Parecerista nas chamadas públicas para curadoria e ensaios.
- Criação de legendas para vídeos no Youtube.
- Edição de vídeos e design gráfico.
- Produção de textos críticos e relatos.
- Evento: A fotografia na mediação da arte, com Ignez Capovilla (2020);
- Evento: A documentação como caminho para conservação e reexibição de obras contemporâneas, com Gilca Flores (2020);
- Evento: Institucionalizando o transitório: um estudo sobre arte postal, com Jessica Dalcolmo (2020).

WEB_logo20(Preta)_edited_jp.webp

limiares labirínticos: graduartes 2019 (galeria de arte e pesquisa da ufes)

assistente de curadoria e fotógrafa

atuação voluntária

2019

Exposição 'Limiares Labirínticos: Graduartes 2019',  realizada na Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes (GAP-UFES), curadoria geral compartilhada de Ananda Carvalho, Marcos Martins, Flavia Dalla Bernardina, Jessica Dalcolmo, Lília Pessanha, Lindomberto Ferreira Alves e Daniel Hora. Assistência curatorial: Ana Poubel, Jefferson Sarmento, Luiz Will Gama, Marcos Graminha, Phoebe Coiote Degobi. 

A exposição contou com 31 obras de estudantes graduandes dos cursos do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi também uma das primeiras experimentações curatoriais realizadas pelo projeto de extensão Processos de criação em curadoria (PROEX-UFES). Dentre minhas atividades realizadas para esta exposição estão: Cobertura fotográfica, escrita de release e assistência de montagem. Participaram da mostra es artistas: Ais Martins, Alegria Falconi, Alexandre Marin, Amanda Miranda, Ana Carolina Schmidel, Any Wutke, Flávia de Marcos, Glaucio Buhr, Grazielle Poton, Greicy K Teixeira, Guilherme Favoretti, Heitor Andrade, Inez Abelha, Jaks, Juliana Lima, Kamilla Pombs, Lari Oliveira, Lígia Barossi, Luca Pascoal, M. Constantino, Maria Menezes, Mariano Correia, May Barbieri, Natália Farias, Paula Barbosa, Raízes Santana, Rebeca Ribeiro, Roel, Vânia Vica, Vinícius Ora.

exposições e residências artísticas/curatoriais em que P.C. participou

exposições e residências artísticas/curatoriais

exposições e residências artísticas/curatoriais

exposições e residências artísticas/curatoriais

exposições e residências artísticas/curatoriais

exposições e residências artísticas/curatoriais

a presença e produção acadêmica e textual de P.C.

a presença e produção acadêmica e textual de p.c.

a presença e produção acadêmica e textual de p.c.

a presença e produção acadêmica e textual de p.c.

a presença e produção acadêmica e textual de p.c.

a presença e produção acadêmica e textual de p.c.

a presença e produção acadêmica e textual de p.c.

textos/artigos/ensaios/capítulos de livro/etc

2023

Ensaio "Quando o silêncio toma forma, quando o gesto é indiscernível". Disponível no website DUOCU [pós]Corpos - Revista independente Pós-Corpos Volume 04, Nº 20, Abril/2023 (ISSN 2675-7281).

Capítulo de livro/ensaio "Testemunho primeiro: um vulto, um abraço, alguns temores". Disponível no e-book "Desejar o menor dos mundos, escrever corporeidades outras desde aí". Organização: Maria dos Remédios, Lindomberto Ferreira Alves & Dhemersson Warly Santos Costa (ISBN 978-65-88455-52-4). PPGARTES-UFPA. Disponivel no website do PPGARTES-UFPA.

2021

Texto curatorial para a exposição "Mulheres Artistas no Acervo da UFES" - Núcleo Anos 2000, coautoria com Lindomberto Ferreira Alves

Texto curatorial para a exposição "Mulheres Artistas no Acervo da UFES" - Núcleo Anos 1980, coautoria com Lindomberto Ferreira Alves

Relatório final de iniciação científica 'Corpos alhures: exílio, desenraizamento e imigração na arte contemporânea'. Clique no título para acessar o pdf.

Memórias de exposições: Estudos de recepção (2015), de Clara Sampaio e Gabriel Menotti (Artigo para site) Disponível no website Plataforma de Curadoria.

2020

Exercícios do olhar: Memórias da exposição Urbanorâmicas (2012), de Gabriel Borem (Artigo para site) Disponível no website Plataforma de Curadoria.

Transfigurações: Memórias da exposição Torções (2016), de Luciano Feijão (Artigo para site) Disponível no website Plataforma de Curadoria.

Pensar encontros: conversas sobre curadoria com Clara Sampaio. (Relato) Disponível no website Plataforma de Curadoria.

Produzir contextos: conversas sobre curadoria com Gabriel Menotti. (Relato) Disponível no website Plataforma de Curadoria.

comunicação de trabalhos

2021

Reflexões para uma instância da curadoria como dispositivo estético-político. Comunicação apresentada no seminário 'Uso Impróprio', realizado pela PPGCA-UFF. (clique para assistir)

2019

Prolongamentos do cinema e da arte-instalação. Comunicação apresentada no ‘escutar a escrita’: Seminário de Arte e Pesquisa na Graduação.

Ensaio sobre Prolongamentos do cinema. Comunicação apresentada no Durassiana 2019: I Encontro de Pesquisadores de Marguerite Duras.

outras atividades

2023

Curadoria coletiva da exposição "Apanhar um gesto com as mãos" junto ao grupo Imagem em descompasso (IART_UERJ) . xow.rumi (RJ)

2021

Avaliadora e parecerista da comissão julgadora da 'Chamada de propostas Curadorias em Rede’. via Plataforma de Curadoria e grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/Ufes)

Avaliadora e parecerista da comissão julgadora da 'Chamada de ensaios CARTOGRAFIAS DA ARTE IDENTIDADES, PARTILHAS E AGENCIAMENTOS’. via Plataforma de Curadoria e grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/Ufes)

Produção do “LABORATÓRIO CURADORIA E ARTE CONTEMPORÂNEA” via Plataforma de Curadoria e grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/Ufes)

Avaliadora e parecerista da comissão julgadora da 'Chamada de ensaios sobre circuito da arte: Memórias e Expansões’. via Plataforma de Curadoria e grupo de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (CNPq/Ufes)

2020

Roda de Conversa sobre Curadoria. Com Ananda Carvalho e Daniel Hora. Parceria com o DADA - Diretório acadêmico de Artes da UFES.

Produção do evento Institucionalizando o transitório: um estudo sobre arte postal, ministrado por Jessica Dalcolmo. Com Ananda Carvalho e Daniel Hora

Produção do evento A documentação como caminho para conservação e reexibição de obras contemporâneas, ministrado por Gilca Flores. Com Ananda Carvalho e Daniel Hora

Produção do evento A fotografia na mediação da arte, ministrado por Ignez Capovilla. Com Ananda Carvalho e Daniel Hora

2019

Comissão de produção do 'escutar a escrita’: Seminário de Arte e Pesquisa na Graduação.

2022
 

VERBO ENIGMA DISPERSÃO (Exposição coletiva) Curadoria de Analu Cunha, Inês de Araújo e Regina de Paula. Artistas: Alessandra Sposetti, amauri, Bruno Novadvorski, Cecília Aprigliano, Chris, The Red, Ella Franz Rafa, Gabriel Fampa, Louise Botkay, Mateus A. Krustx, Mônica Coster, Phoebe Coiote, Robnei Bonifácio, SEMA, Sofia Skmma, Taliboy, Tatiana Podlubny, Valéria Rousseau, Yurie Yaginuma, Zitto Bedat. 11 a 13 de dezembro de 2023, no Tropigalpão (RJ). Obra exibida: cabeça e mãos (2022).

Os tremores, sem segredos (Exposição coletiva) Curadoria de Analu Cunha. Artistas: Alice Garambone, Bea Britto, Clara Mayall, Davi Bernard, Gabriela Syderas, Lucas Casemiro, Miguel Clark, Phoebe Coiote, Rona & TAKA e SEMA. 10 e 11 de dezembro de 2023, no xow.rumi (RJ). Obra exibida: epílogo (2022).

Idolatrada Salve! Salve! (Exposição coletiva) Curadoria de Carolina Rodrigues, Fabiano Fernandes e Rubens Takamine. Artistas: Alice Garambone, Analu Cunha, beatriz brito, biarritzzz, Bruno Portella, Cabelo, Chico Fernandes & Helena Marc, coletivOculto, Davi Bernard, Gabriela Syderas, Diambe da Silva, Ella Franz Rafa, Helena Bielinski, Ilana Paterman Brasil, Jandir Jr. João Carvalho, Jonas Esteves, Julia Saldanha, Leandro e Silva, Liliane Braga, Lorran Dias & Anarca Filmes, Lucas Honorato, Mateus A. Krustx, Nádia Oliveira, Neto, Imperatore & Taka, Phoebe Coiote, Rafael Bqueer, Raphael Medeiros & Tainan Cabral, Roberta Azevedo, SEMA, Vivian Caccuri & Gustavo von Ha e Viviane Laprovita. 10  a 24 de setembro de 2023. Fábrica Bhering (RJ). Obra exibida em ativação: sonhos e gravidade ii (2022).

Ciclo de residência de curadoria #3, com acompanhamento de Catarina Duncan. Casa da Escada Colorida (Rio de Janeiro, RJ). Outres participantes: Brune Ribeiro, Gabriel Tavares de Lima, Malu Serafim, Miguela Guarani, Paula Lobato, Thais Rosa e Vitória Barenco.

2021

 

Invólucros (Exposição coletiva virtual/ocupação itinerante) curadoria de Marcos Martins. Casa de Cultura da América Latina/UnB (Brasília/DF) & GAP/UFES - Galeria de Arte e Pesquisa (Vitória/ES). Artistas: Ana Ximenes, Camila Huhn, Carlos Eduardo Borges, Filipe Sousa, Josélia Andrade, Letícia de Oliveira Fraga, Marcos Martins, Mariana Tavares, Matheusa Moreira e Phoebe Coiote, Obra em exibição: confessional (2021)

Revista Grifo #1. Obras selecionadas como parte da integração de artes visuais em textos, poesias e prosas publicadas com a revista independente. Obras em exibição: um pouquinho de tato (2020-2021) & um pouco de cá, um pouco de lá (2020-2021).

Bienal de Fotografia do Sertão. Exposição coletiva virtual e itinerante. Obras em exibição: um pouquinho de tato (2020-2021), um pouco de cá, um pouco de lá (2020-2021), mira me (2020) um gosto pelo absurdo (2020).,

LIMBO: Experimentações em tempos pandêmicosCuradoria compartilhada. entre FURTACOR e artistas selecionades Workshop e exposição virtual. Artistas: João Vitor Soares, Josélia Andrade, Mara Perpétua, Maria Ramos, Marina da Silva, Pedro Lima Santos, Phoebe Coiote, Stéfani Agostini, Vivian Siqueira. Obras em exibição: rápido como sonho (2020), um pouquinho de tato (2020-2021) & correspondência para beto (2020)

bottom of page